ADOLFO FONTES

ADOLFO FONTES

Analista Sênior , Rabobank Brasil
Biography

Adolfo Fontes é analista sênior do Rabobank Brasil e atua no desenvolvimento de pesquisas na área de proteína animal.

Antes de ingressar no Rabobank, o executivo ocupou por cinco anos o cargo de coordenador de inteligência de mercado para uma grande empresa líder no setor de nutrição animal, além de ter atuado na área de pesquisa e consultoria para outras empresas.

Adolfo também atua como palestrante em consultoria e inteligência de mercado e é coautor do livro “Inteligência de Mercado: Conceitos, Ferramentas e Aplicações”, publicado pela Saint Paul Press.

O analista é graduado em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista e pós-graduado em inteligência de mercado pela FIA-USP. Além disso, Fontes é atualmente pós-graduando no programa de Mestrado Profissional da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo e possui um MBA em Economia pela mesma instituição.

 EUMAR ROBERTO NOVACKI

EUMAR ROBERTO NOVACKI

Ministro da Agricultura em exercício, Ministério da Agricultura
Biography

Eumar Roberto Novacki é o atual Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. Está licenciado temporariamente do cargo de Coronel no Estado do Mato Grosso. Formado em Direito, com pós-graduação em Direito Público, já ocupou o cargo de Secretário Chefe da Casa Civil e Secretário de Estado de Comunicação do Mato Grosso. Foi também membro do Conselho Nacional de Segurança Pública de 2011 a 2014 e Assessor Institucional junto ao Senado Federal. Coordena atualmente o Grupo de Trabalho para a Desburocratização e Modernização no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 RUY FACHINI FILHO

RUY FACHINI FILHO

Presidente, GTPS – Grupo de Trabalho de Pecuária Sustentável
Biography

Ruy Fachini é graduado em Engenharia Civil pelo Instituto de Ensino de Engenharia Paulista, pós-graduado em Administração Agroindustrial pelo Instituto Nacional de Pós-Graduação, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduado em Liderança Empreendedora no Agronegócio na Academia de Empreendedorismo Rural do Mato Grosso do Sul. É produtor rural, Presidente do Sindicato Rural de Campo Grande e Conselheiro Fiscal da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL).

 

 

EVARISTO EDUARDO DE MIRANDA

EVARISTO EDUARDO DE MIRANDA

Chefe Geral , Embrapa Monitoramento por Satélite
Biography

Evaristo Eduardo de Miranda é paulistano, agrônomo, tem mestrado e doutorado em ecologia pela Universidade de Montpellier (França). Com centenas de trabalhos publicados no Brasil e exterior, é autor de 47 livros. Pesquisador da Embrapa desde 1980, ele implantou e dirigiu três centros nacionais de pesquisa. Foi coordenador na Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais da Presidência da República. Recebeu, entre outras honrarias, a Ordem do Mérito Militar, a Ordem de Rio Branco, o Prêmio Abril de Jornalismo e o título de Cidadão Campineiro. Membro do COSAG-Conselho Superior do Agronegócio da FIESP. Atualmente é o Chefe Geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, onde também coordena o Grupo de Inteligência Territorial Estratégica – GITE.

 

 

FÁBIO MOTA

FÁBIO MOTA

Diretor de Tecnologia da Informação , Raízen
Biography

Formado em Engenharia Mecânica de Produção pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI). Também cursou o CEAG da FGV-EAESP e PMD do ISE/IESE. Nos últimos 6 anos têm sido responsável pela área de tecnologia que suporta as empresas da Cosan (Raízen Energia, Raízen Combustíveis/Shell, Comgás, Moove/Mobil e Rumo). Anteriormente, foi consultor por 9 anos da Accenture, liderando projetos em diversos setores (bens de consumo, varejo, aéreo, óleo e gás, telecom e utilities). Atualmente, também é responsável por Inovação e o Pulse, espaço de hospedagem e aceleração de startups, da Raízen.

GUSTAVO CUPERTINO DOMINGUES

GUSTAVO CUPERTINO DOMINGUES

Diretor do Departamento de Acesso a Mercados , Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - M
Biography

          Analista de Comércio Exterior, desde 1999

       Atuou no Departamento de Negociações Internacionais – DEINT, da Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, na Coordenação-Geral de Negociações Comerciais, entre 1999 e 2008.

       Participou das negociações do ACE 53 e ACE 55, Brasil e México, ACE 39, Brasil e Comunidade Andina, ACE 43, Brasil e Cuba, Acordo de Preferência Tarifárias Fixas Mercosul e Índia, Mercosul e SACU, Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e Israel, e de várias etapas da negociação entre Mercosul e União Européia.

     Foi também responsável direto pelas discussões bilaterais com a Índia, com a África do Sul e com os BRICS, durante o período na SECEX.

   Coordenador-Geral de Acesso a Mercados e Coordenador-Geral de Competitividade – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, Departamento de Acesso a Mercados e Competitividade – DAC, Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio – SRI, entre dez/2015 e julho/2017.

    Atualmente é Diretor de Acesso a Mercados e Competitividade – DAC - SRI

 

 

LUIZ CARLOS DEMATTÊ

LUIZ CARLOS DEMATTÊ

Diretor, Korin
Biography

Diretor Industrial da Korin Agropecuária

Coordenador geral do Centro de Pesquisa da Fundação Mokiti Okada

Experiência de 20 anos em produção de alimentos orgânico/natural.

Médico Veterinário, mestrado em Zootecnia, Dr. em Ecologia Aplicada – ESALQ/USP cujo projeto de pesquisa analisou os reflexos socioeconômicos, ambientais e técnico-produtivos em um sistema produtivo de frangos naturais e orgânicos, tese que foi premiada pela CAPES, em 2015.

Presidente da Câmara Temática de Agricultura Orgânica - CTAO do Ministério da Agricultura – MAPA.

 

Secretário executivo da Associação Brasileira de Avicultura Alternativa – AVAL.

LUIZ TÂNGARI

LUIZ TÂNGARI

CEO , Strider
Biography

Graduado em Engenharia Elétrica na UFMG, é fluente em diversas plataformas e tecnologias. Fundou a Meritia, empresa que se fundiu com a Aorta em 2012 e foi vendida ao Grupo RBS. Foi membro da IEC Partners e é parceiro da Confrapar desde 2010. Em 2013 fundou a Strider, pioneira no desenvolvimento de soluções para gestão do agronegócio no país. Líder de mercado com mais de 2 milhões de hectares monitorados e clientes no Brasil, Estados Unidos, Austrália, Bolívia e México, a empresa foi escolhida pela Forbes como uma das 25 agtech mais inovadoras do mundo. 

MARCELO BOECHAT MORANDI

MARCELO BOECHAT MORANDI

Chefe-geral , Embrapa Meio Ambiente
MARCOS DA ROSA

MARCOS DA ROSA

Presidente , Aprosoja Brasil
Biography

Marcos da Rosa nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, em 1965. Aos 22 anos, se formou em engenharia agronômica e no ano seguinte desbravou o Centro-Oeste brasileiro, chegando a Canarana, no nordeste de Mato Grosso, para assumir as fazendas da família. Da Rosa é produtor de soja, milho, arroz e gado. Sua atuação como liderança dos produtores começou no Sindicato Rural do município, onde já foi presidente e agora é vice-presidente. Atualmente ocupa a segunda vice-presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). 

RAFAEL GUIMARÃES

RAFAEL GUIMARÃES

Presidente , Hughes Brasil
Biography

Rafael Guimarães é responsável pela operação da empresa no Brasil. Ingressou na HUGHES em 1998 e ocupou funções de gerente de Vendas, diretor de Marketing e Vice- Presidente. Antes disso, trabalhou por quatro anos na Promon, onde foi responsável pela oferta de soluções de redes de telecomunicações para o mercado corporativo e operadoras.

 

É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), possui MBA pelo INSEAD, na França, e especialização em Administração de Empresas, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

 

REINHOLD STEPHANES

REINHOLD STEPHANES

Deputado federal (PSD-PR), ex-ministro da Agricultura e ex-secretário da Agricultura , Paraná
Biography

Economista, com especialização em Administração Pública na Alemanha, Reinhold Stephanes é reconhecido por uma sólida carreira pública como parlamentar e ministro de Estado, da Previdência, do Trabalho, da Assistência Social e da Agricultura.

No Paraná, foi chefe da Casa Civil, secretário de Agricultura, de Administração e de Planejamento, além de presidir o Banco do Estado do Paraná e a empresa subsidiária da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) responsável pela comercialização de energia.

Natural de Porto União (SC), Stephanes coordenou o grupo que criou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); redigiu o decreto-lei de criação e dirigiu a implantação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).  

Presidiu, também, a Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), entidade que visa promover o intercâmbio entre os estudiosos dos problemas econômicos e sociais da agricultura, reunindo profissionais com mestrado e doutorado em agricultura.

Deputado federal pelo PSD do Paraná, é membro das comissões de Minas e Energia (CME) e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR).

 

 

 

 

 

 

ROBERTO RODRIGUES

ROBERTO RODRIGUES

Coordenador e ex-ministro da Agricultura, GV Agro
Biography

Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo e agricultor, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas e Presidente do LIDE Agronegócios. Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos.

Foi professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal. Foi presidente do  Conselho Superior do Agronegócio da FIESP - COSAG, da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, da Sociedade Rural Brasileira – SRB, Associação Brasileira do Agronegócio - ABAG, da Academia Nacional de Agricultura da SNA e da Aliança Cooperativa Internacional - ACI. Foi Secretário de Agricultura do Estado de São Pauto (1993/1994) e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).

 

 

RUBENS BARBOSA

RUBENS BARBOSA

Presidente , Abitrigo
Biography

Presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (SOBEET), do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (IRICE), da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO), e, ainda, Presidente Emérito do Conselho Empresarial Brasil – Estados Unidos (CEBEU). É Editor responsável da Revista Interesse Nacional. Foi Mestrado da Escola Superior de Ciências Econômicas e Políticas de Londres. Foi Principal negociador pelo Brasil da Rodada Uruguai no então GATT até 1999, Embaixador do Brasil junto à Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) (1987-1990), Embaixador do Brasil em Londres de janeiro de 1994 a junho de 1999 e Embaixador em Washington de junho de 1999 a Março de 2004.

 

 

SARA MENKER

SARA MENKER

CEO, Gro Intelligence
Biography

Sara Menker is the founder and CEO of Gro Intelligence, a data company dedicated to building products that change the way the world understands agriculture.

 

Prior to founding Gro, Sara was a Vice President in Morgan Stanley’s commodities group. She began her career in commodities risk management, where she covered all commodity markets, and subsequently moved to trading, where she managed an options trading portfolio.

 

Sara is a Trustee of the Mandela Institute For Development Studies (MINDS) and a Trustee of the International Center for Tropical Agriculture (CIAT). Sara was named a Global Young Leader by the World Economic Forum and is a fellow of the African Leadership Initiative of the Aspen Institute.

 

 

Sara received a B.A. in Economics and African Studies at Mount Holyoke College and the London School of Economics and an M.B.A. from Columbia University.

STEWART LINDSAY

STEWART LINDSAY

Vice Presidente Global de Assuntos Corporativos, Bunge
Biography

Stewart Lindsay is the vice president of global corporate affairs at Bunge Limited (NYSE: BG), an agribusiness and food company that operates in over 40 countries. Stewart leads Bunge’s sustainability strategy and programs globally. He has been active in issues related to South American agriculture since joining Bunge in 2004.

Prior to Bunge, Stewart served as a vice president in the corporate and public affairs group at Edelman, where he represented multi-national companies and foreign governments.

Stewart holds an MBA from the Kellogg School of Management at Northwestern University and an AB degree in History from Princeton University.

TARCÍSIO HÜBNER 

TARCÍSIO HÜBNER 

VP de agronegócios , Banco do Brasil
Biography

Vice-presidente de Agronegócios. Graduado em Ciências Econômicas com MBA em Gestão Avançada de Negócios, MBA Altos Executivos e especialização em Agronegócios e em Marketing, com ênfase em Serviços. Exercia o cargo de Diretor de Distribuição. Atuou como superintendente estadual em Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Realização

Patrocínio Máster

Patrocínio